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Title: Contação de histórias: identidade cultural na valorização da tradição oral
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Elipaula Marques da Cruz
Keywords: Contação de história
Tradição oral
Identidade cultural
Issue Date: 2014
Publisher: Faculdade Maria Milza
metadata.dc.contributor.referee: Santos, Silvia Marli Tavares
Silveira, Jaqueline Cardoso da
Abstract: Contar histórias é uma arte. E mesmo que tal arte já tenha se perpetuado numa versão escrita, vai recebendo inúmeras alterações ao ser contada, isso porque contar histórias implica inúmeras circunstâncias como a forma, a entonação da voz, o cenário, os estímulos sonoros que são produzidos e tantos outros aspectos. Este estudo, intitulado: Contação de Histórias: identidade cultural na valorização da tradição oral, levanta o seguinte problema: Como a resignificação das tradições orais, através da contação de histórias, poderão contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos alunos? A fim de responder tal questionamento, este estudo tem como objetivo geral: reconhecer como a resignificação das tradições orais, através da contação de histórias, contribui para o desenvolvimento da oralidade dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I, do Colégio Viana da cidade de Governador Mangabeira – Bahia. E com objetivos específicos: Identificar a importância da contação de histórias para a construção da identidade cultural; Reconhecer a importância da tradição oral de familiares dos alunos 1° ano do Colégio Viana; Valorizar, por meio da intervenção pedagógica, as histórias contadas pelos familiares; Observar o desenvolvimento oral dos alunos antes e depois da contação. Para tanto este estudo de natureza qualitativa e caráter exploratório, tem como amostra os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, do Colégio Viana da cidade de Governador Mangabeira – Bahia. O percurso metodológico deste estudo teve o seguinte encaminhamento: levantamento bibliográfico e documental sobre o tema; realização de observação, a aplicação de questionário para pais e/ou familiares além dos professores: Núcleo comum e (2) de disciplinas diversificadas da turma e a intervenção direta através do reconto de histórias ouvidas dos familiares e posteriormente avaliação dos alunos antes e depois da atividade. Como resultado é possível concluir que, a contação de história na sala de aula ou fora dela, poderá oferecer grandes contribuições à educação, na medida em que acrescentou à prática didático-pedagógica, como mais um recurso enriquecedor que poderá ser utilizado em outros momentos, além de fortalecer os laços familiares e aproximar os alunos da sua cultura. _________________________________________________________________________________________ Storytelling is art. And even if such art has perpetuated a written version, will receive numerous changes to be told, that because storytelling involves numerous circumstance such as the shape, tone of voice, the setting the sound stimuli that are produced and so many other aspects. This is study, entitled. Storytelling: Cultural identity on the value of oral tradition, raises the following issue: How the reframing of oral traditions through storytelling, can contribution to the development of oral language students? In order to answer these questions, this is study has the general objective is to analyze how therecognizeof oral traditions through storytelling, contribution to the development of oral of students of the year of primary school, the college Governador Mangabeira – Bahia. And with the reframing of cultural identity; recognize the importance of stories with specific objectives; value, through educational intervention, the stories told by family members; observe the oral development of students before and after the telling. Therefore this study of qualitative and exploratory nature, is to the sample the students of the year of primary school, the college Viana city of Governador Mangabeira – Bahia . The methodological approach of this study had the following routing: Bibliografic and documentary diagnostic on the subject; on the subject; conducting looking , the questionnaire for parents and/or diverse class and the direct intervention through the retelling of stories heard from family and after pupil assessment before and after the activity. As a result, we conclude that the storytelling in the classroom or outside, can provide great contributions to education, in that it added the didactic and pedagogical practice, as more enriching resource that can be used at other times, and strengthen family ties and next pupil of their culture
URI: http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/918
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